quarta-feira, 1 de julho de 2009

Spa em casa > Rosto liso e hidratado

Para ficar com a pele do rosto impecável, a esteticista Silmara Beltran, do Club Capelli (Rio de Janeiro), dá um passo-a-passo que deve ser seguido não só no seu dia de spa, mas diariamente:1- Primeiramente, lave bem o rosto com um sabonete neutro, sem se esquecer das regiões mais escondidas, como a lateral do ouvido, o canto da boca e a lateral do nariz.
2- Utilize um sabonete com ação microesfoliante para retirar os resíduos que ficam na pele.
3- Depois vem a tonificação. Mas atenção para o alerta que a esteticista faz na hora da escolha do produto: "Ele deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele". Para isso, consulte sempre o seu dermatologista.
Depois de toda essa rotina de cuidados, que tal fazer uma máscara? Silmara dá a receita de uma que você pode fazer em casa e explica como aplicá-la:"Junte duas colheres de aveia em flocos com um pouco de sabonete líquido facial e uma colher de água de coco. Após lavar o rosto, aplique a mistura e faça uma esfoliação com movimentos circulares, do nariz para as orelhas, de baixo para cima. Massageie por três minutos. Após a esfoliação, enxague bem e seque".
Para terminar, faça compressas frias de chá de camomila (de preferência da própria erva) e aplique em todo o rosto. Deixe agir por 10 minutos. Prontinho! Silmara garante que, depois disso, sua pele será outra: "A camomila tem ação descongestionante, calmante, hidratante e clareadora. Depois desse procedimento, a pele estará renovada".
Mais um cuidado importantíssimo com a pele: se você for se expor ao sol, não se esqueça do filtro solar!4) Cuidados com pés e mãosPara encerrar, que tal dar uma atenção especial para pés e mãos? Segundo Jonas Campos, podólogo da rede Spé, O Spa do Pé, no Rio de Janeiro, essas regiões precisam de um tratamento diferenciado do resto do corpo. "Como a pele dos pés geralmente é mais espessa do que a das outras partes do corpo, é necessário utilizar cremes especiais para a região, de preferência os encontrados em clínicas de podologia", aconselha.Com as mãos, não é diferente. "Elas precisam de proteção especial, com filtros solares e luvas hidratantes", destaca.Além da hidratação, você pode encerrar seu dia com a sensação de que está pisando nas nuvens. Para isso, o podólogo recomenda, primeiramente, lavar os pés com sabão líquido antiséptico e enxaguar em água corrente."Depois, é só lixar as áreas mais grossas da pele, fazer uma esfoliação utilizando produtos recomendados por seu dermatologista e, finalmente,encerrar com uma massagem especial, utilizando cremes adequados para os pés", explica o podólogo.Aí, é só curtir a sensação de relaxamento e beleza que esse dia te proporcionou - e, é claro, repetir a dose quantas vezes quiser!

Um comentário: