segunda-feira, 11 de maio de 2009

Perguntas e Respostas sobre cabelo.

1. Por que a maresia altera a aparência do cabelo?
R. Porque os fios absorvem a umidade do ar, que é maior nas cidades litorâneas. Os crespos ficam armados demais e os lisos, mais pesados. "Cabelos danificados ou que passaram por processos químicos são os que mais sentem essa diferença, porque têm as cutículas mais abertas", explica a dermatologista Cristiana Moron. Resolva o problema aplicando algumas gotinhas de silicone nos fios. Elas formam uma película isolante em torno deles, queimpede a penetração da umidade.
2. Como faço para tirar o cheiro de cigarro dos fios?
R."Os perfumes para cabelos dão uma disfarçada, mas só funcionam quando o cheiro não está muito forte", diz Célia Liberato, do salão L'Equipe. "Nesse caso, o resultado da mistura dos dois aromas pode piorar as coisas."
3. Há algum truque para abaixar os fios arrepiados?
R. "Passe de três a cinco gotinhas de silicone ao longo dos fios", recomenda o cabeleireiro Derly Silva, do Jacques Janine de Brasília. Se o cabelo for muito liso, diminua a quantidade para apenas duas gotas, senão ele pode ficar murcho. Outra opção é recorrer aos condicionadores sem enxágüe (leave-in).
4. Escovar os cabelos deixa os fios mais brilhantes?
R."Quando você escova, acaba fazendo uma massagem no couro cabeludo" diz o cabeleireiro Celso Kamura, do salão Spettacolo. "Isso faz bem para o crescimento dos fios, porque ativa a circulação sanguínea. Entretanto, não significa um ganho de brilho. E, em excesso, a escovação pode deixar o cabelo oleoso, uma vez que ela também estimula a produção de óleo", completa.
5. Existe algum jeito de fazer o cabelo crescer mais rápido?
R. Não. Aquela história de misturar anticoncepcional no xampu e outras receitas caseiras não têm comprovação científica. Agora, se o seu cabelo está maltratado e quebra com facilidade, ele vai demorar mais para crescer. Resolva esse problema com uma hidratação extra para reestruturar os fios.
6. Posso usar xampu para cabelo tingido mesmo que o meu não seja?
R. Sim. Cabelos que estão sempre expostos a secadores, baby liss ou chapinha ficam fragilizados e precisam de um condicionamento parecido com o dos tingidos. "Esses xampus fazem uma hidratação mais suave do que a dos cremes de tratamento e deixam os cabelos macios", explica Juha Antero, colorista do M. G. Hair Design.
7. É possível conseguir em casa uma hidratação bem-sucedida?
R. Sim. Lave os cabelos com xampu, enxágüe bem e aplique uma máscara hidratante. "O segredo é separar mecha por mecha e massagear uma por uma, para fazer com que o produto penetre em todos os fios", revela Sueli Martins, do W Higienópolis. Deixe agir por vinte minutos e retire. Não há necessidade de usar touca térmica.
8. Como posso remover os resíduos de mousse e gel que ficam impregnados no cabelo mesmo depois de lavados?
R. Aplique um xampu anti-resíduos uma vez por semana. Dica da consultora do site: Quando o seu xampu predileto não estiver dando resultados, aplique o anti-resíduos. Ele vai fazer uma limpeza profunda e deixar seu cabelo pronto para receber os ativos do seu xampu habitual como se fosse a primeira vez.
9. Tenho o couro cabeludo oleoso e as pontas secas. Como devo tratar meu cabelo?
R. Você precisa equilibrá-lo. Para isso, adote produtos específicos para cabelos mistos - existem xampus, condicionadores e cremes de tratamento no mercado. Eles removem a oleosidade da raiz e hidratam as pontas dos fios.
10. Que cuidados devo ter para impedir que os fios se quebrem?
R. Só penteie o cabelo molhado quando tiver usado condicionador ou creme; não torça nem esprema os fios quando secar com a toalha (enxugue com delicadeza). Se mesmo assim ele continuar quebrando, a causa pode estar na carência de nutrientes. Consulte um dermatologista, que poderá fazer um diagnóstico melhor.
11. Qual a diferença entre pomada, mousse e gel?
R. O gel é usado para modelar os fios, diminuir o volume do cabelo e ainda proporcionar um efeito molhado. A pomada é indicada para dar acabamento e definir o penteado, por isso deve ser usada nos cabelos já secos. A mousse, quando aplicada nos cabelos úmidos, ajuda a modelar e dá maior volume. Quando espalhada nos cabelos secos, confere uma aparência mais leve e solta ao penteado.
12. Ouvi dizer que o tecido da fronha do travesseiro pode alterar a textura do cabelo. É verdade?
R. Não. O que pode acontecer é os fios do cabelo ficarem elétricos quando o tecido da fronha for sintético.
13. Desde que começou a fazer regime, o cabelo de uma amiga começou a cair muito. Por quê?
R. Uma alimentação pobre em vitaminas, proteínas e minerais faz com que os fios de cabelo nasçam fracos e, conseqüentemente, rompam com maior facilidade. Para os cabelos ficarem lindos, brilhantes e fortes, fique de olho no que come.

Nenhum comentário:

Postar um comentário