segunda-feira, 11 de maio de 2009

Como age a Pró-Vitamina B5?

A Pro-Vitamina B5 é o precursor do Ácido Pantotênico (vitamina B5), que é um constituinte natural do cabelo e dos tecidos vivos e que atua no metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos e na síntese da hemoglobina, docolesterol e dos esteróides.
A vitamina B5 é um elemento essencial para manter vivo o folículo capilar e estimular sua proliferação.O corpo humano não é capaz de sintetizar essa vitamina sozinho. Portanto é necessário ingeri-la através de uma alimentação balanceada ou de suplementos vitamínicos.
A vitamina B5 pode ser encontrada na cenoura, cebola, batata, repolho, cereais, maçã, laranja, leite, queijo, ovos, fígado e em peixes. A média diária que um adulto deve ingerir é de aproximadamente 10mg.
A vitamina B5 é a substância mais usada na cosmetologia devido a seus múltiplos efeitos na pele e no cabelo. Estudos científicos realizados amplamente em laboratórios do mundo todo demonstram que ela:
- previne o ressecamento do cabelo e do couro cabeludo; - atua sobre a cutícula, suavizando-a e deixando-a mais regular e condiciona a cutícula sem deixar resíduos; - repara os danos mecânicos e os danos causados por tratamentos químicos (permanentes, descolorações, tinturas e uso de produtos inadequados); - penetra na fibra capilar, especialmente a do cabelo danificado, devolvendo sua umidade e evitando que este se resseque e se debilite; devido a seu pequeno tamanho molecular, penetra na epiderme, na derme e na raiz do cabelo. Quanto mais vitamina B5 entra em contato com o cabelo, maior é a absorção. reduz a formação de pontas duplas e aumenta a espessura da fibra capilar.
- A deficiência de vitamina B5 no organismo humano gera uma série de alterações como lesões cutâneas e no sistema nervoso; - queda e envelhecimento do cabelo; - surgimento de cabelos brancos; - inibição da formação de anticorpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário